Tem répteis em casa? Conheça os parasitas mais comuns que podem deixar o seu animal doente
Saúde

Tem répteis em casa? Conheça os parasitas mais comuns que podem deixar o seu animal doente

Os parasitas internos e externos podem trazer várias complicações.


Os répteis são animais fascinantes e cada vez mais populares como animais de companhia. No entanto, como qualquer outro ser vivo, estão sujeitos a problemas de saúde, entre eles, a presença de parasitas internos e externos. Saiba como reconhecê-los cedo, para garantir o bem-estar do animal e evitar complicações graves.

Os parasitas externos mais comuns são os Ácaros, pequenos pontos pretos ou vermelhos que se movem na pele, nos olhos ou nas pregas do corpo, Carraças que apesar de pouco comuns em ambiente doméstico podem fixar-se à pele e alimentar-se do sangue do réptil, e Piolhos em tartarugas aquáticas, minúsculos parasitas aquáticos que podem irritar a pele e enfraquecer o animal. Os principais sintomas incluem comichão, banhos prolongados (no caso das tartarugas aquáticas), letargia, recusa de alimento e presença visível de parasitas. 

A nível de parasitas internos, os mais comuns são os Vermes Redondos que podem causar perda de peso, fezes com muco ou sangue e letargia, as Ténias que podem ser adquiridas pela ingestão de presas contaminadas, e Protozoários que afetam sobretudo répteis mais jovens ou debilitados, podendo causar diarreia e desidratação.

Se detetar algum destes sinais, consulte o seu veterinário. Os parasitas são uma ameaça silenciosa, mas facilmente controlada com prevenção e vigilância. Afinal, quanto mais cedo forem encontrados os parasitas, mais simples, rápido e eficaz será o tratamento.