Saúde oral de roedores requer cuidados com dentes em crescimento contínuo
Saúde

Dentes que nunca param de crescer. Como pode cuidar da saúde oral dos roedores?

Se tem um roedor em casa, adote estes cuidados para deixá-lo mais confortável.


Sabia que os dentes dos roedores nunca param de crescer? Sim, é verdade! Animais como coelhos, porquinhos-da-índia e hamsters têm dentes que crescem uns milímetros todos os meses. Por isso, é muito importante ficar atento e garantir que a saúde oral dos seus pets está em dia. 

Na natureza, estes animais passam o dia a roer plantas fibrosas, raízes e sementes duras, e isso desgasta os dentes de forma natural. Mas, quando vivem em casa, a história pode ser diferente. Se não tiverem os alimentos e objetos certos para roer, os dentes podem crescer em excesso e o que pode parecer um “pormenor engraçado” pode tornar-se um problema sério: dentes tortos, feridas na boca, dor, dificuldade em comer e até infeções.

Então como pode prevenir estes problemas de saúde oral? Tenha sempre raízes, feno e sementes à disposição, que funcionam como escovas de dentes e limas naturais para os roedores, ou aposte em brinquedos naturais para roer, preferencialmente feitos de troncos de madeira não tratada, blocos de minerais e outros brinquedos de roer específicos para o seu animal.

Mesmo com todos os cuidados preventivos, é fundamental que os dentes do roedor sejam avaliados regularmente por um veterinário especializado em animais exóticos. Em casos de crescimento excessivo ou desalinhamento, apenas o profissional poderá proceder ao desgaste ou corte adequado, utilizando instrumentos próprios e garantindo que o animal não sofre danos adicionais.

O seu papel é garantir que os dentes do seu pet se gastam da forma certa! Com sementes, brinquedos adequados e alguma atenção diária, vai conseguir manter o sorriso do seu roedor em forma e evitar muitas dores de cabeça (e de dentes!).