Costuma lavar os dentes do seu patudo? Se não o faz, devia. E nós explicamos porquê.
Saúde

Costuma lavar os dentes do seu patudo? Se não o faz, devia. E nós explicamos porquê

A doença periodontal é a patologia mais comum em cães e gatos.


O sorriso saudável do seu patudo começa muito antes do veterinário: começa em casa, com a escova. Com dois minutos por dia, uma escova macia e pasta própria para animais, consegue travar a doença periodontal, melhorar o hálito e poupar o seu companheiro (e a sua carteira) de problemas mais graves.

Idealmente deve escovar os dentes do seu cão todos os dias ou, no mínimo, três ou quatro vezes por semana. Use uma escova macia ou dedeira e pasta específica para animais, que é segura para engolir e enzimática. Nunca use pasta de dentes humana, pois pode conter flúor e xilitol, ambos perigosos para animais.

E os gatos também precisam. Os felinos acumulam placa/tártaro e podem sofrer estomatite e lesões odontoclásticas, muito dolorosas. O método é o mesmo, mas deve ser ainda mais suave. Use uma dedeira pequena, escova pediátrica ou específica para felinos, e realize sessões de apenas alguns segundos, pelo menos no início.

A doença periodontal é a patologia mais comum em cães e gatos. Começa com placa bacteriana, evolui para tártaro, inflama as gengivas e, se nada for feito, leva a dor, mau hálito, infeções, perda de dentes e até problemas sistémicos no coração e rins.

A escovagem regular é a forma mais eficaz e barata de travar este ciclo, e bem melhor do que dar apenas snacks dentários ou aditivos na água dos patudos.