Um perfume irresistível. Descubra porque o cheiro dos cachorrinhos é tão apelativo para os humanos
Pets

Um perfume a que ninguém resiste! Descubra porque o cheiro dos cachorrinhos é tão apelativo aos humanos

Saiba porque é que este aroma é tão especial e porque é que, com o crescimento, ele inevitavelmente se transforma.


Há quem diga que o cheiro a cachorro é das melhores coisas do mundo. Aquele aroma suave, quente e meio adocicado que os cachorrinhos têm parece ter um efeito de relaxamento instantâneo. E há mesmo algumas razões práticas e biológicas para eles cheirarem tão bem nas primeiras fases de vida.

Tal como acontece com os bebés humanos, os cachorros têm um cheiro muito próprio nas primeiras semanas. Ainda não suam nem produzem odores fortes como os cães adultos, mexem-se pouco, passam grande parte do tempo a dormir e o corpo deles está, por assim dizer, novo em folha.

Depois, há o perfume do ninho. Nas primeiras semanas, o cachorro vive praticamente colado à mãe. Mama com frequência, dorme encostado a ela, partilha o calor do corpo e o cheiro do leite. Junta-se a isto o cheiro das mantas ou da caminha, quase sempre num local abrigado, aconchegado e quentinho. Essa mistura de leite, calor e descanso acaba por ficar impregnada no pelo. 

Também as glândulas responsáveis pelos odores corporais ainda estão em "modo bebé". Os cães têm glândulas na pele e nas patas que libertam cheiros usados para comunicar com outros cães. Nos cachorrinhos, essas glândulas ainda estão pouco ativas e produzem secreções diferentes das de um cão adulto, o que torna o odor bem mais discreto e, para o nosso nariz, bem mais agradável. 

Mas não são só eles que fazem a sua parte, o nosso cérebro também ajuda. Cheiros associados a bebés, sejam humanos ou de outras espécies, ativam áreas ligadas ao afeto, proteção e sensação de recompensa. É um truque muito inteligente da natureza para nos fazer proteger os mais pequeninos. Por isso, quando enfiamos o nariz na cabecinha de um cachorro e ficamos derretidos, não é só fofura, é também a biologia a funcionar.

No fundo, os cachorrinhos cheiram tão bem porque são a combinação perfeita de bebé, ambiente aconchegante e um truque da natureza para nos fazer apaixonar à primeira fungadela. E, sejamos honestos, resulta na perfeição. Basta cheirar a cabecinha de um cachorro para, de repente, já estarmos prontos a dizer "eu vou cuidar de ti para sempre".