Um gatinho em fuga ao frio protagonizou um susto, felizmente com final feliz, no passado domingo em Braga. O animal, com cerca de dois meses, procurou abrigo no motor de um carro estacionado na Rua 25 de Abril, no centro da cidade, e acabou preso numa zona de difícil acesso. O caso aconteceu em pleno cenário de chegada do inverno ao Minho, com temperaturas em queda, o que leva muitos animais de rua a esconderem-se em locais quentes como debaixo de carros ou junto aos motores.
O alerta foi dado por uma moradora, que ouviu o miar persistente vindo da zona da frente do veículo e chamou ajuda. Para o resgate juntaram-se a Provedora do Animal de Braga, a Polícia Municipal, o Batalhão de Bombeiros Sapadores de Braga e vários moradores, num esforço conjunto que obrigou a uma intervenção cirúrgica para não ferir o gato, que estava muito assustado.
Depois de várias tentativas, o felino foi finalmente libertado e entregue à Ambulância de Resgate Animal dos Bombeiros Sapadores, que o transportou para o Hospital Veterinário de Braga, onde está a ser observado e tratado,. A seguir, será encaminhado para o Centro de Recolha Oficial (CRO) de Braga, onde ficará disponível para adoção responsável.
De acordo com as notícias locais, a Provedora do Animal, Filomena Costa, agradeceu o envolvimento dos cidadãos e das autoridades, sublinhando que este é "um exemplo de solidariedade e atenção ao bem-estar animal". As entidades lembram ainda que, em dias de muito frio, é prudente que os condutores verifiquem se há gatos escondidos debaixo dos carros ou junto aos motores antes de ligar o veículo.