Ir ao veterinário é fundamental para a saúde dos nossos companheiros de quatro patas. Mas, sejamos honestos. Para muitos cães, gatos e até animais exóticos, essa experiência pode ser tudo menos agradável. Entre transportes, cheiros desconhecidos, outros animais na sala de espera e serem tocados por estranhos, é muito comum detetar alguns sinais de stress e ansiedade. A boa notícia? Há várias formas de tornar este momento muito mais tranquilo, tanto para o animal como para o tutor.
Habitue o seu animal à transportadora e ao carro
Tanto a transportadora como a viagem de carro podem ser momentos de puro stress para o seu patudo. A transportadora não deve ser usada apenas para ir ao veterinário. Coloque-a em casa, aberta, com uma manta ou brinquedos, para que o animal associe a caixa a algo familiar e seguro. Quanto ao carro, faça pequenos passeios de carro que não tenham como destino o veterinário, para reduzir a associação direta entre o transporte e as consultas.
Prepare o ambiente antes da saída
Há várias técnicas para deixar o patudo mais tranquilo antes da ida ao veterinário. Um passeio calmo antes da consulta ajuda os cães a gastar energia, o uso de feromonas sintéticas no carro ou na transportadora pode ajudar gatos e cães a relaxar, e levar uma manta ou brinquedo com os cheiros de casa ajuda a transmitir segurança ao seu pet.
Muita calma e paciência
Sabemos que as idas ao veterinário podem ser frustrantes. O patudo recusa-se a entrar no carro ou na transportadora, puxa a trela, tenta fugir para casa. E isso gera stress nos humanos e os animais percebem o nosso estado de espírito. Manter a calma, falar num tom suave, evitar movimentos bruscos e transmitir confiança são atitudes que podem ajudar a reduzir a ansiedade.
Reforce positivamente os comportamentos
Se é um espetador assíduo do "Manual do Tratador" decerto já aprendeu que o reforço positivo faz maravilhas. Leve snacks ou recompensas que o seu animal adore e, depois de entrar na transportadora, no carro ou mesmo após a consulta, ofereça uma guloseima, para criar associações positivas a esta experiência.
Na sala de espera
Escolha um local tranquilo e se possível, mantenha alguma distância de outros animais. No caso dos gatos, pode cobrir a transportadora com uma manta leve, reduzindo estímulos visuais e ajudando-os a sentir-se protegidos. Para os cães mais ansiosos, mantenha-os ocupados com biscoitos ou brinquedos interativos.
Comunique com o seu veterinário
Informe o médico sobre os comportamentos típicos do seu animal de estimação em situações de stress. Muitos veterinários estão preparados para adaptar o atendimento, recorrendo a técnicas mais calmas e respeitosas.
A ida ao veterinário não tem de ser uma batalha. Com treino, paciência e estratégias simples, é possível transformar a hora da consulta numa experiência muito mais calma e positiva. Afinal, quanto mais confortável o animal se sentir, mais fácil será cuidar da sua saúde.