Gatas no cio exigem cuidados especiais e atenção para prevenir problemas
Saúde

A sua gata está no cio? Ensinamos-lhe a cuidar da sua amiga! Saiba como prevenir problemas

O cio é uma fase natural do ciclo reprodutivo das gatas, mas pode trazer desafios tanto para o animal como para os tutores.


Se a sua gata começou com miados intensos, comportamentos diferentes e até tentativas de fuga, pode estar a entrar na fase do cio. Saber reconhecer estes sintomas, oferecer os cuidados adequados e entender as formas de prevenção é essencial não só para o bem-estar da felina, mas também para evitar problemas de saúde e ninhadas indesejadas. Nós ajudamos.

As gatas podem ter vários cios ao longo do ano, especialmente durante os meses de maior luminosidade. Os sinais mais comuns incluem, além do miar intenso e agudo, uma necessidade constante de se esfregarem em pessoas, móveis ou no chão, adotar uma postura de acasalamento caracterizada pela elevação da parte traseira e cauda para o lado, e ainda agitação, tentativas de fuga para a rua e diminuição do apetite.

Que cuidados deve ter durante o cio?

É fundamental manter portas e janelas bem fechadas, já que a gata pode tentar escapar para encontrar parceiros. Algumas ficam extremamente carentes e procuram mais contacto físico, pelo que apostar nos momentos de brincadeira e carinho pode ajudar a reduzir a ansiedade da sua felina. O acesso a brinquedos interativos e arranhadores é outra opção para manter a sua gata mais relaxada.

Como pode prevenir?

A forma mais eficaz e saudável de prevenir os sintomas do cio e evitar crias indesejadas é a . Além de eliminar os ciclos de cio, este procedimento traz benefícios adicionais como a redução drástica do risco de tumores mamários, sobretudo se feito antes do primeiro cio, evitar a piometria ou infeção uterina grave, e contribuir para uma vida mais longa e saudável da sua amiga de quatro patas. Existem também anticoncecionais hormonais para gatos, mas deverá sempre informar-se com o seu veterinário para perceber se é uma opção viável para a sua patuda. 

O cio faz parte da biologia das gatas, mas pode ser desconfortável tanto para o animal quanto para os tutores. Proporcionar um ambiente seguro, atenção redobrada e considerar a esterilização são os caminhos mais responsáveis para garantir o bem-estar e a prevenção de problemas futuros.