Lamber é sempre sinal de carinho? Descubra o que o seu cão quer comunicar através das lambidelas
Pets

Lamber é sempre sinal de carinho? Descubra o que o seu cão quer comunicar através das lambidelas

Lamber pode ser sinal de afeto, uma chamada de atenção ou um alerta de saúde.


Os cães “falam” muito com a língua, e perceber o que significam as lambidelas pode evitar mal-entendidos e melhorar a convivência entre humano e patudo. Geralmente é um sinal de afeto para com o tutor, mas pode ter outros significados dependendo do contexto em que o cão se encontra. 

Na verdade, as lambidelas também pode ser um pedido de atenção: o cão lambe, o dono ri-se ou olha para ele, e o animal aprende que este truque resulta. Noutros casos, aponta pode servir para apontar para algo específico, como a trela, uma taça vazia, a porta fechada, e a lambidela vem acompanhada de olhar insistente e postura expectante.

Há, porém, situações em que lamber é um sinal de gestão de stress. Lambidas rápidas nos lábios, lamber o ar, bocejos fora de contexto, virar a cabeça e baixar o corpo são estratégias de apaziguamento perante estímulos intensos como pessoas que se aproximam de frente, abraços, crianças muito agitadas, câmaras apontadas ou visitas barulhentas. Caso seja muito constante, o ideal é procurar um treinador de cães que possa ajudar o seu amigo de quatro patas a lidar com estas situações. 

Lamber também pode ser alerta clínico. Quando o cão lambe de forma repetitiva e focal (sempre a mesma pata, flanco ou cauda) pode abrir feridas e indicar alergias, parasitas, dor articular ou ansiedade. Lamber o chão ou o ar de forma insistente, engolir em seco e salivar muito sugerem náusea, refluxo ou dor dentária. Se detetar estes comportamentos insistentes, o recomendado é marcar uma consulta no veterinário para avaliar o patudo. 

Tudo depende do contexto. Aprenda a interpretar os sinais que o seu "cãopanheiro" lhe dá e a responder adequadamente.