Do abandono à saúde pública. Governo apresenta plano de 14,5 milhões para o bem-estar animal
Pets

Do abandono à saúde pública. Governo apresenta plano de 14,5 milhões para o bem-estar animal

O Governo anunciou medidas para combater o abandono, reforçar cuidados e aproximar serviços veterinários das famílias.


O Governo português vai dedicar 14,5 milhões de euros em 2025 para reforçar políticas no domínio do bem-estar animal, anunciou esta semana o Ministério da Agricultura e Mar. O objetivo? Fortalecer infraestruturas, cuidados, campanhas e responsabilização de quem tem animais de companhia.

De acordo com o comunicado oficial, o plano que o Ministério da Agricultura e Mar está a implementar "assenta numa estratégia integrada e de cooperação", e será conduzido pela DGAV, em articulação com a Provedora do Animal, as autarquias locais, a Ordem dos Médicos Veterinários e a Federação de Defesa e Resgate Animal.

Um dos grandes alvos dessa política é enfrentar o abandono e promover a adoção responsável, com ênfase na responsabilização dos detentores de animais de companhia e comparticipação de despesas com alimentação e cuidados veterinários para famílias carenciadas. Esta última, será garantida "com a criação de um banco alimentar animal em parceria com os Centros de Recolha Oficial e associações zoófilas, para garantir que nenhum animal em situação de vulnerabilidade fica sem cuidados ou sem alimentação adequada", avança o Ministério da Agricultura e Mar.

No comunicado pode ler-se também que "uma parte substancial do investimento dirige-se à campanha nacional de esterilização de cães e gatos e ao reforço da identificação eletrónica, pilares fundamentais no combate ao abandono animal, um problema estrutural em Portugal".

Todos estes apoios e incentivos contarão também com a coordenação das autarquias locais, em todo o país.