Jardim Zoológico de Lisboa dá as boas-vindas a um chimpanzé bebé
Mundo Animal

Espécie "em perigo": Jardim Zoológico de Lisboa dá as boas-vindas a chimpanzé bebé

Filho de Gabi e neto de Gugu, ambas nascidas no parque, o pequeno primata marca a terceira geração desta família e foi apresentado como uma 'prenda de Natal' especial.


O Jardim Zoológico de Lisboa tem um novo bebé a chamar atenções nesta quadra natalícia. Nasceu uma cria de chimpanzé a 30 de novembro e o Zoo apresentou-a como uma verdadeira prenda de Natal para visitantes e equipa. O anúncio confirma que o pequeno chimpanzé, com cerca de 2 quilos à nascença, está bem e pode ser observado junto da mãe no espaço dos primatas.

A mãe chama-se Gabi, nasceu no próprio Jardim Zoológico em 2005, e está sempre com a cria ao colo, garantindo proteção, transporte e amamentação. Também a avó, Gugu, nascida no parque em 1995, continua integrada no grupo, o que faz desta cria a terceira geração desta linhagem a nascer em Lisboa. 

O sexo do bebé ainda não foi revelado, precisamente porque, nesta fase, permanece quase constantemente agarrado à mãe. No caso dos chimpanzés, as crias são altamente dependentes durante vários anos: podem ser amamentadas até aos 4 anos de idade e aprendem a mover-se, brincar e interagir sempre muito próximas da progenitora e do grupo, num processo fundamental para o desenvolvimento físico e social.

O Jardim Zoológico sublinha que este nascimento é também um sinal positivo para a conservação da espécie. Os chimpanzés (Pan troglodytes) estão classificados como "Em Perigo" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), ameaçados pela caça ilegal para carne de caça e pela destruição contínua do habitat. Como membro de programas internacionais de reprodução, o Zoo de Lisboa participa na manutenção de populações geneticamente saudáveis em cativeiro e na sensibilização do público para a situação destes primatas na natureza.