Hoje é o Dia Internacional do Coelho. Aqui estão 7 curiosidades sobre estes animais
Mundo Animal

Dia Internacional do Coelho: aqui estão 7 curiosidades sobre estes animais tão fofos

Estes animais têm conquistado cada vez mais famílias. E depois de ler este artigo, também vai ficar convencido.


Dia 27 de setembro, celebra-se o Dia Internacional do Coelho, uma data que pretende valorizar estes animais únicos, presentes em lares como animais de estimação, nas quintas e até na vida selvagem portuguesa. Mais do que fofura, os coelhos escondem curiosidades surpreendentes e desempenham papéis essenciais nos ecossistemas. E nós contamos-lhe tudo!

Uma ordem à parte

Muita gente pensa que os coelhos são roedores, mas na verdade pertencem a uma “família” diferente: a dos Lagomorfos. E uma das provas está nos dentes. Enquanto os roedores só têm dois incisivos de cima, os coelhos têm quatro. Ou seja, mais dentes para roer… e mais trabalho para desgastá-los!

Orelhas com "superpoderes"

As orelhas de coelho não são só fofinhas, são verdadeiras antenas parabólicas! Servem para ouvir predadores, comunicar estados de alerta ou relaxamento, e ainda regular a temperatura corporal. Além disso giram quase 180º, como se fossem radares, para conseguir ouvir em todas as direções. 

Estômagos exigentes

Os coelhos exigem uma dieta muito rica em fibras. Têm vária etapas digestivas e produzem cecotropos, “bolinhas” fecais que reciclam nutrientes, ingeridas diretamente do ânus. Por isso, fezes normais e cecotropos não devem ser confundidas, pois são partes essenciais do metabolismo dos coelhos.

Pequenos atletas olímpicos

Sabia que um coelho consegue saltar até 1 metro de altura e mais de 3 metros de comprimento? É verdade! Apesar do pequeno tamanho, têm pernas traseiras potentes que os tornam mestres da fuga e também do entretenimento em casa, quando fazem corridas e saltos malucos.

O coelho-bravo português

Em Portugal vive o coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), fundamental para o nosso ecossistema. Ele é o prato favorito de animais icónicos como o lince-ibérico e a águia-real, ajudando por isso, de uma forma natural, a evitar ataques a rebanhos, por exemplo. Infelizmente, enfrenta doenças e perda de habitat, por isso também merece atenção e proteção.

Extremamente sociais

Apesar da fama de discretos, os coelhos são sociais e inteligentes. Aprendem rotinas, reconhecem o nome e até podem ser ensinados a usar uma caixa de areia, tal como os gatos. Quem tem um coelho sabe: eles têm mais personalidade do que parece.

Podem viver muitos anos

Com bons cuidados, um coelho doméstico pode viver entre 8 a 12 anos, e alguns até ultrapassam esse número. Com uma alimentação equilibrada, visitas ao veterinário e um bom desgaste dos dentes, estes animais podem partilhar muitos momentos de felicidade em família.