Quando falamos em saúde animal, há um tema que liga diretamente os nossos companheiros de quatro patas à nossa própria saúde: as zoonoses. Este termo refere-se a doenças que podem ser transmitidas dos animais para os humanos. Não é motivo para pânico, mas sim para consciência e prevenção. Afinal, cuidar da saúde dos nossos animais é também cuidar da nossa.
Leishmaniose
Esta doença é transmitida pela picada de flebótomos (mosquitos de areia) e afeta principalmente cães, apesar de também poder atingir humanos. Os sintomas a que deve estar atento são perda de peso, problemas de pele, queda de pelo e feridas que não cicatrizam. Para prevenir, opte pela vacinação, use coleiras ou pipetas repelentes e evite passeios ao entardecer em zonas de risco.
Toxoplasmose
A Toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e pode ser contraída pela ingestão de alimentos mal cozinhados ou água contaminada, bem como pelo contacto com fezes de gatos infetados. O risco mais preocupante é para grávidas, pois pode afetar a saúde e desenvolvimento do feto. Para evitar, lave bem a fruta e legumes, cozinhe a carne adequadamente e limpe diariamente a caixa de areia dos gatos, de preferência com luvas.
Raiva
Este vírus é transmitido pela mordida de animais infetados. Em Portugal. apesar de a Raiva ser considerada erradicada, a vacinação continua a ser obrigatória para cães por ser uma doença fatal.
Salmonelose
Provocada pela bactéria Salmonella, daí o nome, esta doença pode ser transmitida através da ingestão de alimentos contaminados ou contacto com répteis, aves e até alguns mamíferos domésticos, pelo que é recomendado lavar sempre as mãos após contacto com animais e respetivos habitats.
Sarna (escabiose)
Causada por ácaros, a Sarna é transmitida pelo contacto direto com animais infetados. Os principais sintomas são comichão intensa e lesões na pela tanto em animais, como em humanos. No entanto, apesar de extremamente desconfortável, o tratamento veterinário é rápido.
Dermatofitose (tinha)
Trata-se de uma infeção fúngica da pele, provocada pelo contacto com animais, sobretudo gatos, que são portadores frequentes. Os principais sintomas a que deve estar atento são manchas circulares vermelhas na pele em humanos e áreas de queda de pelo nos animais. Higiene, isolamento de animais infetados durante o tratamento e desinfeção do ambiente são os principais cuidados a adotar.
As zoonoses lembram-nos como a saúde humana e animal estão ligadas. Ao cuidarmos do bem-estar dos nossos patudos, estamos também a proteger a nossa família e a nossa comunidade.