O frio está a chegar. Saiba como manter a sua ave saudável durante esta estação
Saúde

O frio está a chegar. Saiba como manter a sua ave saudável durante esta estação mais rigorosa

Cuidados com a gaiola, alimentação e temperatura são essenciais para todo o tipo de aves de estimação.


Cuidar de aves de estimação nos meses mais frios exige alguma atenção extra. Ao contrário dos pássaros selvagens, que podem procurar abrigo e adaptar-se ao clima, as aves em casa dependem totalmente de nós para manterem a saúde e o bem-estar. Por isso, hoje partilhamos algumas dicas para proteger os seus pets das temperaturas baixas.

A maioria das aves de companhia sente-se confortável entre 18 ºC e 24 ºC e mudanças bruscas de temperatura e correntes de ar são mais perigosas do que um frio ligeiro e constante. Por isso, torna-se imperativo manter a gaiola longe de janelas com corrente de ar, portas exteriores e varandas envidraçadas onde o sol aquece muito de dia e arrefece muito à noite.

Se a casa for fria, pode usar mantas térmicas próprias para gaiolas, capas de tecido respirável para a noite e aquecedores no ambiente, mas sempre com boa ventilação e sem fumos. Em ondas de frio intenso, reduza o tempo de banhos ou suspenda temporariamente se a ave não estiver habituada, para evitar que o seu pet durma com as penas húmidas.

Quanto à alimentação, com o frio, o corpo da ave gasta mais energia para manter a temperatura. Isso não significa que deva aumentar a quantidade  de comida, mas ajustar a dieta com sensatez. Ofereça uma mistura de sementes equilibrada adequada à espécie, verduras frescas e frutas como maçã e pera. 

Também a gaiola do seu amigo de penas, precisa de uma atenção especial. Com o frio, o organismo fica mais vulnerável a infeções, portanto uma boa higiene é meio caminho para evitar problemas. Limpe diariamente o fundo da gaiola para retirar fezes e restos de comida, lave comedouros e bebedouros todos os dias e faça uma limpeza profunda semanalmente, incluindo poleiros, brinquedos e grades. 

Por haver maior facilidade em adoecer é muito importante observar se há sinais como penas eriçadas, falta de energia, respiração com bico aberto ou ruídos, corrimento nasal ou ocular e perda de apetite. Se detetar algum destes sintomas, marque uma consulta com um veterinário especialista em animais exóticos ou aves.