Gatos que têm acesso ao exterior adoram explorar, subir muros, caçar insetos e fazer patrulhas pelas redondezas. Mas no inverno, essa liberdade traz alguns riscos extra que muitos tutores não imaginam, como frio intenso, chuva, noites mais longas (e escuras) e muitos esconderijos perigosos, como motores de carros.
Não, não é preciso transformar o teu gato num prisioneiro de sofá, mas vale a pena adaptar a rotina de inverno para o manter mais seguro. Aqui ficam 5 cuidados essenciais para gatos de exterior na época fria.
1. Atenção redobrada aos carros (especialmente motores)
No frio, muitos gatos procuram calor em sítios perigosos. Debaixo de carros, dentro das cavas das rodas ou, pior, em cima do motor, entrando pelo capô. Quando o carro liga, o risco de ferimentos graves ou morte é real. Por isso, antes de ligar o carro, bata com a mão no capô ou faça um pequeno ruído para o possível gato sair. Um gesto de segundos que pode salvar vidas.
2. Reduza as saídas à noite e em horas de maior movimento
No inverno anoitece mais cedo, chove mais, há nevoeiro e as condições de visibilidade para condutores e gatos são bem piores. Por isso, o risco de atropelamento aumenta bastante. Sempre que possível, mantenha o seu gato em casa à noite, sobretudo se viver numa zona com trânsito elevado. Aposte ainda numa coleira segura com elementos refletores e GPS para aumentar a visibilidade e segurança.
3. Garanta um abrigo quente e seco
Mesmo que o gato tenha liberdade para entrar em casa, muitos passam horas lá fora a fazer a ronda. Se por algum motivo u gato fica na rua durante a maior parte do tempo, seja a varanda, garagem ou quintal, é essencial ter um sítio protegido, com uma caminha e mantas para mantê-lo quente e seco.
4. Cuidados com a água e alimentação
Com o frio, alguns gatos podem beber menos água, mas continuam a precisar de boa hidratação. E, se gastam energia extra para se manter quentinhos, podem precisar de um ligeiro ajuste alimentar. Garanta que o gato tem sempre água limpa, em recipientes que não congelem e que não fiquem cheios de sujidade da rua. Se notar que o seu patudo perdeu demasiado peso, fale com o veterinário para ajustar a quantidade ou, eventualmente, dar um suplemento.
5. Identificação e controlo das saídas
No inverno são mais frequentes as situações de susto com barulhos fortes, tempestades, fogos de artifício no Natal e Ano Novo… tudo coisas que podem fazer um gato fugir ou desorientar-se. Por isso é tão importante garantir que o seu gato tem o microchip registado e atualizado, e que usa uma coleira segura para que não fique preso em ramos e grades. Em dias de tempestade ou fogo de artifício. feche bem as janelas e mantenha-o em casa.
Com estas dicas temos a certeza que os felinos aí em casa vão passar o inverno em segurança e os tutores podem ficar mais tranquilos.