Com as temperaturas a subir e a ver o seu gato a sofrer com o calor, de certeza que já lhe passou pela cabeça dar um banho refrescante para ajudar a baixar a temperatura. Mas será que essa é a melhor opção?
Na verdade, a maior parte dos profissionais sugere outras alternativas, pois o banho pode ser um momento de stress e medo para os gatos. Sim, o banho pode ser adequado em situações específicas como problemas dermatológicos, em que o veterinário pode sugerir o uso de champôs específicos, sujidade extrema ou em raças de pelagem longa. Mas o calor, não é o melhor motivo para dar banho ao seu gato. Então como pode proceder para refrescar o seu amiguinho?
Na verdade os gatos já têm o seu método de autolavagem, e são bastante perfecionistas. Mas mais do que a higiene, este hábito inato permite-lhes refrescar o corpo graças às propriedades da saliva. Isso aliado à respiração pela boca para regular a temperatura, faz com que o seu gato tenha quase um sistema de autorefrigeração. Porém, isso não invalida outros cuidados que possa ter para deixar o seu patudo mais confortável.
Em alternativa ao banho, pode passar uma toalha húmida nas zonas mais sensíveis, como patas, barriga e axilas. A par disso, é essencial manter um ambiente fresco para o seu gato, com acesso a água, ventilação e sombras onde ele possa ficar durante os períodos de maior calor. É igualmente aconselhável habituar o seu gato a escovar o pelo desde pequenino, para que não seja um momento de stress e ansiedade para ele e para si, já que remover o pelo "morto" ajuda-o a ficar mais fresquinho.
Outra dica é evitar muita brincadeira e atividade física durante as horas de maior calor. O ideal é deixar os momentos de diversão para a manhã ou o final do dia, para que o seu felino não fique ainda mais quente.
Mantenha o seu gato feliz, relaxado e, acima de tudo, fresco.