No outono há mais humidade, noites frias... e abre a época dos pelos espalhados pelo chão. A muda sazonal é um processo natural para muitos cães e gatos, tornando-se imperativo fazer a manutenção correta de acordo com o tipo de pelo. O objetivo não é “arrancar pelo”, mas sim remover o que está solto sem agredir a pele.
Nos animais com mantos duplos, como o Husky, Pastor Alemão, Golden Retriever e os gatos Maine Coon e Norueguês, o subpelo fica mais grosso para preparar para o frio. Aqui a melhor forma de cuidar do pelo é trabalhar por linhas: afastar o pelo com a mão e escovar da pele para fora com uma escova macia e, posteriormente, confirmar com um pente metálico até este deslizar sem prender. Nunca rape completamente o pelo destes animais.
Em pelos curtos e densos, típicos em Beagle, Mops, Bulldogs, gatos Europeus e British, use luva de borracha duas a três vezes por semana, e complemente com um pano de microfibras ligeiramente húmido para apanhar o “pó de pelo”. Já nos patudos com pelo longo/semilongo característicos do Collie, Spitz, Shih Tzu, e gatos Persa e Ragdoll, o mais importante é prevenir nós, recorrendo a um pente metálico.
Para os reis e rainhas de cabelo encaracolado, como o Caniche, Cão de Água Português e os gatos Rex, a muda “esconde-se” nos cachos, por isso penteie até à pele, em secções pequenas, e mantenha os cachos arejados. Evite tosquias demasiado curtas no outono. Em mantos de arame comuns em Podengos, Schnauzer e Teckel, as escovações leves e o “stripping” periódico preservam a textura. E não se esqueça de tratar das barbas e patas após o contacto com lama.
A nível de cuidados gerais para todos os patudos, garanta que seca bem as patas e barriga após passeios à chuva, aspire a casa frequentemente, lave as mantas a temperaturas mais elevadas e ofereça uma alimentação rica em proteínas e ómega-3 que contribuem para uma pele saudável e um pelo brilhante.
Se houver comichão persistente, caspa marcada, zonas sem pelo, mau odor ou lambedura insistente, marque uma visita ao seu veterinário. Parasitas, alergias ou questões hormonais podem estar a mascarar-se de muda sazonal.