Vive num apartamento, mas gostava de ter um cão? Estas 5 raças adaptam-se a casas mais pequenas!
Pets
Vive num apartamento, mas gostava de ter um cão? Estas 5 raças adaptam-se a casas mais pequenas
Viver num T1 não o impede de ter um cão feliz, desde que escolha o perfil certo.
PUB
Cavalier King Charles Spaniel
Cavalier King Charles Spaniel
Este patudo é um companheiro nato, meigo, adaptável e pouco dado a disparar latidos. Geralmente é sociável com vizinhos e crianças e fácil de treinar para usar o elevador e comportar-se na entrada. Vai ser o mais amado de todo o prédio! Geralmente, precisa de 2 a 3 passeios diários de 20 ou 30 min, exigindo também cuidados com a pelagem e as orelhas. Esta raça é conhecida pela tendência de problemas cardíacos, por isso é recomendado fazer check-ups regulares.
Bichon Frisé
Bichon Frisé
O Bichon Frisé é o amigo da limpeza. Pequeno, alegre e quase não larga pelo, normalmente é pouco barulhento se for bem estimulado. O ideal é fazer 2 passeios diários, de 20 a 30 min e um treino mental com puzzles e truques para mantê-lo estimulado. Apesar de largar pouco pelo, necessita de tosquias regulares e atenção à pele e potenciais alergias. Suporta bem climas suaves, mas no pico do calor, precisa de ter sombras e água sempre disponíveis.
Dachshund (Teckel)
Teckel
Pequeno, engraçado e um verdadeiro cão de família. Em casa é surpreendentemente tranquilo, sobretudo quando a cabeça (e os dentes) estão ocupados. Por terem muita energia, o ideal é fazer 2 a 3 passeios curtos e apostar em jogos de olfato, afinal eram utilizados como cães de caça. Por terem uma coluna sensível, deve evitar escadas e optar por usar o elevador ou levá-lo ao colo. Quanto ao barulho, os Daschund podem ser “guardas de janela” e ladrar a tudo o que é estranho, por isso é importante ensiná-lo a manter o silêncio.
Boston Terrier
Boston Terrier
Compacto, bem-disposto, sociável e geralmente menos problemático que outros braquicefálicos, o Boston Terrier é ideal para viver num apartamento. Para mantê-lo estimulado é importante garantir 2 a 3 passeios moderados e sessões curtas de brincadeira. Por terem o nariz achatado, é importante proteger estes patudos do calor, mantendo a casa ventilada e realizando os passeios nas horas de menor calor. Pode ressonar, mas nada que incomode os vizinhos.
Galgo
Galgo
Se na rua é conhecido como “cão de corrida” , em casa é um profissional do sofá. Calmo, silencioso, de energia explosiva mas curta, bastam uns sprints por semana para manter-se calmo. O ideal é realizar 2 passeios tranquilos e, ocasionalmente, soltá-lo num espaço seguro para que possa correr à vontade. Por terem a pele fina e sensível ao frio húmido do inverno, deve apostar em camas fofas e até casacos se vive numa zona fria.
No final do dia, o cão de apartamento ideal é aquele que se adapta ao seu ritmo. Só precisa de mantê-lo feliz e saudável e ele vai retribuir-lhe com muito amor.