Um momento feliz. 4 meses depois de desaparecer o gato Smokey voltou para casa | Créditos: Magda Ferro/Facebook
Pets

Um momento feliz. 4 meses depois de desaparecer, o gato Smokey voltou para casa

O animal estava desaparecido no Porto há quatro meses e foi encontrado em Braga, a 60 quilómetros de casa.


O gato Smokey, residente no Porto, desapareceu a 17 de junho e foi agora encontrado a aproximadamente 60 quilómetros de casa, em Ferreiros, no concelho de Braga. A “odisseia felina” terminou com o regresso ao colo da família, que nunca deixou de o procurar e de acreditar que ele podia voltar.

Smokey é um gato adulto, de pelo cinzento, especialista em sestas ao sol e pequenas explorações controladas à porta de casa. Numa dessas saídas aparentemente normais, não regressou. Nos dias seguintes, a família espalhou cartazes no bairro, contactou clínicas veterinárias, canis municipais, associações de proteção animal e, claro, fez apelos nas redes sociais. 

Quase 4 meses após o desaparecimento, chegou o momento que todos os donos de animais perdidos sonham receber. Um telefonema a dizer que Smokey tinha sido encontrado. 

O reencontro tornou-se possível graças à identificação. Como acontece em muitos casos, a leitura do microchip ou a informação de contacto na coleira é o detalhe que separa um final feliz de um desaparecimento sem resposta. Quem o encontrou decidiu não ficar indiferente e fez o que deve ser feito: procurou ajuda e tentou localizar os donos.

Uma história com final feliz e que mostra como os nossos animais são verdadeiros membros da família.