Sente-se observado pelo seu patudo, que não tira os olhos de si? Saiba as razões que levam os cães a estarem tão atentos
Não larga o seu olhar e observa-o a toda a hora. Explicamos o que está por trás deste comportamento!
Se é dono de um cão, sabe bem que há momentos em que sente que tem uma sombra atrás de si. Está no sofá e, do nada, começa a sentir-se observado. Eis se não quando olha para o patudo, que está focadíssimo em si.
Mas porque é que isto acontece? Nós explicamos.
São várias as razões que levam o patudo a focar o dono.
Os cães são animais observadores. Eles decifram o dono com uma rapidez inacreditável, e porquê? Porque estão constantemente a ler o seu humano. Desde a respiração ofegante, ao movimento dos olhos, à forma como coloca os pés, tudo isso não passa despercebido ao patudo.
Porque é que eles nos leem?
Os cães são animais sociais. Por essa mesma razão, leem o dono para perceber se ele está recetivo à interação e para saber como proceder.
E precisamente por isso que, por exemplo, quando está irritado o patudo se aproxima de forma mais lenta e cautelosa. Pelo contrário, quando o dono se mostra feliz e divertido, o patudo não tem qualquer problema em correr até ele e saltar!
Sim, podemos dizer que os cães leem o nosso estado de espírito.
A capacidade sensitiva do patudo é incrível. Ele consegue pressentir quando o dono está ansioso, irritado o patudo se aproxima de forma mais lenta e cautelosa. Pelo contrário, quando o dono se mostra feliz e divertido, o patudo não tem qualquer problema em correr até ele e saltar!
Observe o patudo e contribua para reforçar o vínculo
Ao observá-lo ,o patudo está a contribuir para intensificar a sintonia entre ambos. Por isso, não negue o olhar. Pelo contrário, olhe-o de forma calma, nos olhos, e sorria.