Quando falamos em animais de estimação, pensamos sempre em cães, gatos, hamsters ou até pássaros. Mas… e patos? Sim, aqueles que costumamos ver nas quintas ou nos jardins públicos. Apesar de pouco comuns como pets, os patos podem ser companheiros bastante divertidos, inteligentes e até carinhosos e, hoje, falamos um pouco sobre este amigo improvável.
Muitos patos criam laços fortes com os donos e seguem-nos pela casa como se fossem cachorrinhos, o que significa que vão fazer muita companhia a toda a família. Além disso, têm uma personalidade curiosa e meio trapalhona, que promete arrancar muitas gargalhadas.
Quanto a cuidados, os patos são animais extremamente sociáveis, por isso, o ideal é viverem em pares ou grupos, para evitar que fiquem stressados ou depressivos. Devem ter um espaço exterior seguro e acesso constante a água, não só para beber, mas também para nadar e lavar as penas. Uma piscina infantil, por exemplo, é uma excelente opção.
No âmbito da higiene, os patos podem causar bastante sujidade, por isso é importante uma manutenção diária do espaço destes animais para evitar cheiros. Já na alimentação pode optar por um misto de ração própria com insetos e vegetais para mantê-los saudáveis.
Uma coisa é certa: estas aves têm muito amor para dar a toda a família.
Já teve ou pensou ter um pato como animal de estimação?