Homem cego caminha com cão guia e bengala em ambiente urbano
Cão labrador deitado na relva com arnês de assistência
Cão guia auxilia pessoa com deficiência visual na rua
Pets
Os cães-guia são autênticos salvadadores e não servem apenas para obedecer: as maiores curiosidades sobre estes cãopanheiros especiais
Desempenham um papel fundamenta na vida de invisuais e são os seus maiores protetores. Saiba por que pode confiar nos cães-guia
PUB
Os cães-guia desempenham um papel fundamental na vida de pessoas com deficiência visual. Sabemos que é clichê, mas estes patudos dão a sua vida para ajudar humanos. São autênticos heróis de quatro patas. Faça por respeitá-los! Eles ajudam a garantir a sua segurança, mobilidade e independência.
Por trás desta missão nobre que desenvolvem, existem curiosidades fantásticas sobre estes amigos. Vamos descobrir?
Cão-guia: companheiro e apoio fundamental na vida quotidiana
Cão-guia em trabalho: "Não faça festas, estou a trabalhar".
1. Eles sabem desobedecer e, neste caso, é um bom sinal!
Pode parecer estranho, mas uma das competências mais importantes que um cão-guia aprende é algo chamado de “desobediência inteligente”. Isto significa que, mesmo que o tutor dê uma ordem, o cão pode recusar cumpri-la se perceber que há um perigo. Por exemplo, se uma pessoa invisual quiser atravessar a rua com o sinal vermelho, o patudo impede-o de tomar essa atitude perigosa.
2. Nem todas as raças podem ser cães-guia
Embora muitos cães tenham potencial para serem excelentes companheiros, nem todos têm o perfil ideal para serem guias. As raças mais escolhidas são o Labrador Retriever, o Golden Retriever e o Pastor Alemão, devido ao seu temperamento equilibrado, inteligência e sociabilidade. Ainda assim, mesmo dentro dessas raças, apenas alguns cães passam nos testes rigorosos para exercerem esta função!
Mas há mais...
Quer saber mais curiosidades sobre estes amigos especiais?