Gatos temem aspiradores devido ao ruído e à ameaça percebida
Pets
O seu pet tem medo de eletrodomésticos como o aspirador? Existe uma razão para isso!
Explicamos-lhe porque é que o seu amigo tem este receio
PUB
Muitos pets não aguentam estar em frente a um eletrodoméstico de casa, como o aspirador ou até a maquina de lavar! E se lhe dissermos que, mais do que o aspeto, está tudo relacionado com o som que emitem?
Animais que não suportam barulho
Muitos animais são extremamente sensíveis ao som. As orelhas dos patudos captam vibrações de uma forma muito mais intensa do que nós, humanos. Os cães, por exemplo, são conhecidos pelo seu medo de trovões e fogos de artifício, e muitos deles também não suportam o som de aspiradores.
Mas não são os únicos! Os gatos também não aguentam o som de um secador de cabelo, por exemplo, ou até de uma liquidificadora. Já os coelhos, que são animais de natureza extremamente cautelosa, podem ter reações ainda mais extremas. Um barulho alto e repentino pode fazer com que fiquem completamente imóveis para passarem despercebidos.
Porque é que os animais odeiam certos sons?
A audição dos animais é muito mais sensível do que a dos humanos. Sons que nos parecem apenas um pouco altos podem ser ensurdecedores para eles. Além disso, ruídos repentinos ativam os seus instintos de sobrevivência, fazendo-os reagir como se estivessem a ser atacados. A frequência e a vibração desses barulhos são muitas vezes percebidas como uma ameaça, levando a reações de medo ou agressividade.
Relativize a reação, mas tente protegê-lo, abafando o som ou deixando o seu amigo numa divisão da casa diferente, sempre que for usar uma destas máquinas. Na realidade, é importante respeitar os limites dos nossos companheiros, que sentem estas frequências de forma diferente de nós!
Gato assustado com aspirador: entenda o medo de eletrodomésticos dos animais
Cão da raça Pug receia aspirador, entenda o motivo