Cão oferece "presentes" perto da cama por instinto
Cão na cama pode indicar comportamento relacionado com presentes indesejados.
Gato brinca com novelo perto da cama
Cão perto da cama
Cão brinca no relvado com um brinquedo vermelho
Gato oferece presentes perto da cama por instinto
Pets

O seu cão ou gato deixa-lhe presentes indesejados perto da cama? Há uma razão para isso

Apesar de ser assustador, este comportamento tem uma boa intenção por parte do patudo


Se alguma vez acordou com um brinquedo, um bocado de comida, ou, nos casos mais selvagens, um inseto ou até um pequeno animal, deixado ao lado da cama pelo seu cão ou gato… não é o único. Pode parecer estranho, mas este comportamento tem uma intenção positiva.

Afinal, por que motivo os nossos animais nos deixam estas “ofertas”? A resposta está no instinto.

No mundo selvagem, é comum os animais caçadores trazerem as suas presas para locais seguros, muitas vezes, para partilhar com os membros do grupo ou para ensinar os mais novos a caçar. Este comportamento está particularmente presente nos gatos, mas também pode ocorrer com cães que têm um forte instinto de caça ou proteção.

Quando o seu gato ou cão lhe traz um “presente”, mesmo que seja uma meia ou um brinquedo estragado, ele está a tentar fazer algo por si. É a maneira de lhe dizer que o vê como alguém da família. 

Nos gatos este comportamento está muitas vezes ligado ao desejo de “ensinar” e proteger. Se o seu gato não o vê como uma ameaça mas sim como parte do seu grupo, pode querer partilhar consigo o que aprendeu a fazer de melhor: caçar.

Nos cães, o comportamento pode ter uma motivação parecida, mas é mais frequentemente associado a um impulso de agradar. Levar um “tesouro” ao dono é, para muitos cães, uma forma de comunicação positiva e uma tentativa de chamar a atenção de forma construtiva.