Talvez até já soubesse que os cães são os pets favoritos de muitos lares. Mas talvez não imaginasse a dimensão deste fenómeno: existem cerca de 500 milhões de cães de companhia em todo o mundo, dos quais 90 milhões vivem na Europa. E Portugal não fica atrás nesta paixão: o nosso País ocupa o 2.º lugar do pódio europeu, com 27 cães por cada 100 pessoas.
De acordo com os dados do Worldstats, desde os anos 2000, o número de cães de companhia na União Europeia não tem parado de crescer. Este aumento está intimamente ligado às mudanças no estilo de vida. Os Millennials, por exemplo, tendem a formar famílias mais pequenas, adiam a decisão de ter filhos e trabalham cada vez mais em casa ou em regime híbrido. Tudo isto cria espaço e tempo para acolher um cão, que muitas vezes se torna um verdadeiro membro da família.
A população mais idosa também revela uma forte ligação ao mundo canino. Para muitos seniores, um cão significa companhia, segurança e, sobretudo, benefícios comprovados para a saúde como caminhar diariamente, combater a solidão, estimular o contacto social e até reduzir níveis de stress e pressão arterial.
A popularidade dos cães continua a crescer e parece não ter fim à vista. Quer seja por parte dos Millennials, que encontram nos cães um companheiro ideal para o seu estilo de vida dinâmico, quer dos mais velhos, que descobrem neles uma fonte de vitalidade e afeto, uma coisa é certa: os cães são, cada vez mais, parte essencial das nossas famílias e sociedades.
E em Portugal, onde o amor por eles ocupa lugar de destaque, esta tendência só vem reforçar aquilo que já sabíamos: os cães são, de facto, os nossos melhores amigos.