Pequenas, macias e (quase) indestrutíveis, as almofadinhas de cães e gatos são multifacetadas. Amortecem, dão tração, sentem o mundo e até ajudam a regular a temperatura. Partilhamos consigo 5 curiosidades sobre estes "sapatinhos" naturais e tão fofinhos.
São amortecedores e pneus todo-o-terreno
Feitas de pele muito queratinizada com um “colchão” de gordura por baixo, absorvem impacto, protegem ossos e articulações e dão tração em pisos escorregadios. Mas atenção! Unhas compridas podem alterar a passada e sobrecarregar as almofadas, por isso mantenha-as aparadas, incluindo os ergôs (as unhas que alguns animais têm nas laterais das patinhas).
Também regulam temperatura e… transpiram!
Sim, há glândulas sudoríparas nas almofadas. Por isso, pode ver pegadas húmidas quando os patudos estão ansiosos ou com calor. Por gerarem humidade, é muito importante que após os passeios limpe e seque bem entre os dados do seu cão, para evitar dermatites e fungos.
O piso pode queimar ou gretar
As almofadinhas são muito sensíveis e podem facilmente queimar-se, seja com o alcatrão e areia quentes no verão, ou o gelo e sais descongelantes no inverno. Antes de dar passeios no verão, faça o teste dos “5 segundos” com a palma da mão no chão. Se estiver demasiado quente para si, vai estar demasiado quente para o seu melhor amigo. O melhor é optar por horários mais frescos, botinhas ou ceras protetoras.
São sensores tácteis superafinados
Ricas em terminações nervosas, as almofadinhas ajudam a medir a textura, vibração e estabilidade para saltos silenciosos, especialmente nos gatos. E, tal como o resto do pelo, devem ser devidamente aparadas, dado que pelos longos entre almofadas formam nós e tiram a sensibilidade.
Pequenas feridas, grandes incómodos
Cortes, espigas, fungos e alergias são comuns e doem muito, porque a zona é muito inervada e cicatriza devagar. Se detetar algum dano, lave a zona com soro fisiológico, faça pressão durante 5 a 10 minutos e proteja com uma ligadura leve. Se houver hemorragia persistente, queimaduras, claudicação marcada ou mau cheiro, marque imediatamente uma consulta no veterinário.