Do colo para a secretária. Conheça 5 empresas 'pet friendly' em Portugal
Pets

Do colo para a secretária. Há empresas em Portugal que já o deixam trabalhar com o seu animal ao lado

Nestlé, Sonae, Zurich, Blip e Cocus fazem parte do grupo de empresas que permite levar animais de estimação para o trabalho.


Levar o cão (ou o gato) para o escritório ainda não é a norma em Portugal, mas já há várias empresas a apostar em políticas pet friendly para melhorar o bem-estar das equipas. Da grande distribuição à tecnologia, há espaços onde as patinhas são tão bem-vindas como os laptops. Fique a conhecer 5 empresas que já abriram portas aos patudos. 

Nestlé Portugal

Na Nestlé Portugal, em Linda-a-Velha, a sede é oficialmente dog friendly desde 2018: os colaboradores podem levar os cães para o trabalho todo o ano, desde que cumpram regras básicas de comportamento e segurança. A iniciativa nasceu ligada à Purina e ao programa internacional "Pets at Work", que defende que a presença de animais reduz o stress e aumenta a satisfação no local de trabalho.

Cocus

Em Matosinhos, a tecnológica Cocus anunciou uma política pet friendly que permite aos trabalhadores levarem os seus animais para o escritório, com o objetivo declarado de os deixar "mais felizes" e de criar um ambiente de trabalho mais descontraído. A empresa destaca, entre as vantagens, a redução da ansiedade de quem normalmente deixa o cão ou o gato sozinho em casa todo o dia. 

Sonae

No universo Sonae, o Sonae Campus, em Matosinhos, ganhou em 2024 um espaço dedicado: o “Sonae Campus Pet Friendly Office by ZU”. Este escritório foi pensado para acolher uma dezena de colaboradores e respetivos animais de estimação, com zonas de descanso, bebedouros e regras específicas para garantir uma convivência pacífica entre pessoas e patudos. A empresa assume que quer reforçar o bem-estar e a atratividade do campus como local de trabalho. 

Zurich Portugal

A Zurich Portugal abriu recentemente as portas da sede, em Lisboa, aos amigos de quatro patas. A iniciativa "Tragam o vosso cão ao escritório" permite que, às sextas-feiras, os colaboradores levem os cães, com direito a Pet Stops (zonas de apoio no edifício) e a um kit Zurich Pet Friendly com manta, comedouro e brinquedos. A seguradora diz querer diminuir o stress, melhorar o equilíbrio vida pessoal-trabalho e reforçar uma cultura interna mais leve e positiva.

Blip

A Blip, empresa de desenvolvimento de software sediada no Porto, apresenta-se publicamente como um local de trabalho pet friendly, onde os dias de trabalho são melhores com patas. Publicações oficiais da empresa indicam que os cães são bem-vindos no escritório, integrando a cultura de proximidade e flexibilidade que a marca promove. 

Estas cinco empresas ilustram um movimento que vai ganhando força. Estudos citados por marcas como a Purina e a Mars Petcare apontam para níveis de stress mais baixos e maior bem-estar quando os animais de companhia fazem parte do dia a dia profissional.

Embora ainda não exista legislação específica sobre cães no escritório, tudo indica que, em muitas empresas portuguesas, o futuro do trabalho terá cada vez mais pelo, focinhos e várias pausas extra para sessões de mimos.