Chegou a hora de deitar e o seu cão começa a dar voltas? Há uma explicação
Pets

Chegou a hora de deitar e o seu cão começa a dar voltas? Há uma explicação para este comportamento

Descubra o que este ritual digno de fazer tonturas diz sobre conforto, segurança e saúde.


Se tem um cão, se calhar já assistiu a um ritual do patudo: dar voltas antes de se deitar na cama ou no chão. Pode parecer um comportamento estranho, mas na verdade existe uma explicação bastante primitiva. 

Este efeito de pião é herdado dos antepassados selvagens, que dormiam em ervas altas ou terra solta e precisavam de "arrumar o ninho”, e por isso precisavam de achatar a vegetação, afastar insetos e criar uma espécie de berço à medida. Hoje não há florestas nem erva alta, mas o patudo continua a sentir a necessidade de preparar a cama antes de descansar. 

As voltas ajudam também a encontrar o conforto certo. O cão sente onde estão os pontos de pressão, decide se se vai deitar de lado, em donut apertado para manter o calor ou em estrela do mar para arrefecer. Enquanto roda, ele também faz um “check de segurança” a 360º: ouve barulhos, fareja o ar, confirma a posição da porta e dos seus humanos. 

O olfato também tem um papel importante nesta rotina. As almofadas das patas têm glândulas odoríferas e, ao amassar a cama, o cão deixa uma assinatura olfativa. Para muitos, o ritual ainda funciona como um botão de desligar, pois repetir o mesmo comportamento todas as noites acalma o seu amigo de quatro patas.

Mas atenção: se o mini tornado durar mais do que alguns segundos, pode ser sinal de que não está bem. Se vier acompanhado de lambidelas constantes nas articulações, queixumes ao deitar e inquietação pode haver algum tipo de desconforto. Nestes casos pode ser apenas necessário mudar a cama, mas se ainda assim persistir o recomendado é fazer uma visita ao veterinário. 

E o seu cão, costuma dar muitas voltas antes de finalmente descansar?