
Casa pequena? Estes pets não ocupam muito espaço
Fazem boa companhia e prometem muita ternura.
Se vive num apartamento pequeno, mas gostava de ter um animal de estimação, não precisa de esperar para ter uma casa maior e poder adotar um cão ou um gato. Há outros animais à procura de uma casa que não precisam de tanto espaço e têm muito amor para dar. Conheça algumas alternativas.
Um hamster fofo numa gaiola promete ternura e é boa companhia em casas pequenas Peixes de estimação podem ser boa companhia em casas pequenas Tartaruga de água: um animal de estimação que não ocupa muito espaço e faz companhia Periquitos comem num comedouro suspenso Furão de estimação proporciona ternura e boa companhia em casa
Hamsters e Porquinhos-da-Índia
Roedores como hamsters e porquinhos-da-índia são uma excelente alternativa para quem procura um pet pequeno e que não ocupe muito espaço. Mas fique atento às particularidades de cada um, para garantir os melhores cuidados possíveis. Os hamsters são mais pequenos, independentes e extremamente ativos durante a noite (por isso não se esqueça de adicionar uma roda e uns obstáculos à gaiola). Já o porquinho-da-índia precisa de socializar com outros da mesma espécie, é maior e é mais ativo durante o dia. Mas tanto um, como o outro, prometem certamente muitos momentos de ternura.
Peixes
Estudos mostram que observar peixes em aquários pode aliviar os sinais de stress, reduzir a ansiedade e melhorar o humor, por isso que tal trazer esta "terapia" para dentro de casa? Por norma, os peixes são animais fáceis de cuidar, sendo a limpeza do aquário e a temperatura da água os principais pontos de cuidado. Além disso existe uma grande variedade de espécies por onde pode escolher, de acordo com o espaço disponível e o nível de experiência que já tem a tratar destes pets.
Tartaruga
Se procura um pet pequeno e com alguma longevidade, a tartaruga pode ser o ideal para si. Sabia que algumas espécies vivem durante décadas, tornando-as autênticas companheiras de vida? Além desta companhia duradoura, as tartarugas são animais calmos e observadores, que podem também ajudá-lo a manter-se mais tranquilo e relaxado. Já os cuidados diários são relativamente simples: basta manter o terrário ou aquaterrário limpo e garantir uma alimentação equilibrada.
Aves de pequeno porte
As aves de pequeno porte, como Mandarins, Canários e Periquitos, geralmente exigem menos espaço e cuidados do que aves maiores como Papagaios e Caturras. Por serem pequenos, também as gaiolas têm dimensões mais reduzidas, podendo ser facilmente colocadas em apartamentos ou casas com espaços reduzidos. A principal vantagem? A animação que vão trazer ao seu dia-a-dia, com muitas melodias e interação.
Furão
Se procura animação e risadas diárias, o furão pode ser o animal certo para si. Aventureiros por natureza, estes animais são muito ativos, brincalhões e sociáveis, podendo viver em espaços mais pequenos desde que consigam brincar e exercitar-se. São extremamente inteligentes e até podem ser treinados para passear de coleira e trela. Mas atenção: estes pets são mais exigentes ao nível dos cuidados, sobretudo de alimentação e higiene, e apesar de serem permitidos como animais de companhia devem estar registados no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
E desse lado? Já decidiu que pet vai adotar?