Comprou a cama mais confortável, espaçosa e bonita para o seu gato, mas ele ficou mais interessado na caixa de papelão onde ela vinha? Não se preocupe. A obsessão dos gatos com caixas é bastante comum e há algumas explicações para isso.
As caixas oferecem um espaço fechado onde os gatos se sentem protegidos. Na natureza, instintivamente, estes animais procuram locais pequenos para descansar sem serem vistos. E a caixa funciona como um “esconderijo estratégico”, onde podem continuar a observar o mundo sem se exporem.
Estudos mostram também que os gatos com acesso a caixas adaptam-se mais rapidamente a ambientes novos e apresentam níveis mais baixos de stress, já que o cartão cria uma barreira física e psicológica que ajuda a regular as emoções.
Além destes fatores, o cartão é um ótimo isolante térmico e permite que o felino se mantenha quentinho, sem precisar de gastar tanta energia. Quem é que não gosta de se aninhar num espaço aconchegante?
Por isso, a paixão dos gatos por caixas não é só uma obsessão engraçada. É uma necessidade ligada à sua biologia e comportamento natural. Uma simples caixa de cartão pode ser a cama, o castelo, o esconderijo e o parque de diversões perfeitos para o seu patudo.