
O dia está cinzento? Não é desculpa para um dia chato. Damos-lhe ideias para criar um spa caseiro e mimar o patudo!
Se há algo que todos merecemos de vez em quando, é um dia de spa. Banho relaxante, massagens, petiscos deliciosos... Mas e se dissermos que o seu cão também pode desfrutar de um dia assim? Sim, porque até os patudos merecem um momento de puro luxo e relaxamento!
Preparado para transformar a sua casa num oásis canino de bem-estar? Pegue na toalha fofinha, acenda umas velas (longe do rabo do cão, claro!) e siga este guia para um dia de spa inesquecível para o seu melhor amigo!
Antes de começarmos, temos de criar a atmosfera perfeita. Nada de stress, nada de barulhos estridentes – apenas um ambiente relaxante e digno de um verdadeiro resort canino.
Música tranquila – Pode parecer estranho, mas muitos cães adoram sons suaves. Experimente pôr música clássica ou sons da natureza para ajudar o seu patudo a relaxar.
Saiba os sons que os cães mais gostam, aqui!
Aroma agradável – Algumas essências naturais como lavanda e camomila podem ajudar a acalmar o seu cão (mas evite difusores fortes, pois o faro canino é muito sensível).
Espaço confortável – Um tapete macio, uma mantinha fofa e pronto! O spa está montado.
Agora que temos o cenário perfeito, passemos à diversão!
O banho pode ser um momento de terror absoluto ou de puro prazer, dependendo do cão. Mas, com alguns truques, pode tornar-se uma experiência relaxante.
Água morna na medida certa – Nem quente, nem fria – apenas confortável. Um verdadeiro jacuzzi para cães.
Champô suave e relaxante – Escolha um champô natural e hidratante, de preferência com aveia ou camomila, para deixar o pelo macio e a pele protegida.
Massagem no banho – Aproveite para fazer uma massagem delicada enquanto ensaboa. Movimentos circulares vão ajudar a soltar a tensão e até melhorar a circulação.
Enxaguamento perfeito – Certifique-se de que remove todo o champô, pois resíduos podem causar comichão... e um cão que se coça o dia todo não tem nada de relaxado!
Após o banho, seque o seu cão com uma toalha fofinha e, se ele tolerar, use um secador na temperatura mais baixa.
Agora que o seu patudo está limpo e cheiroso, é hora de uma sessão de escovagem revigorante.
Escolha a escova certa – Para cães de pelo curto, uma luva de massagem pode ser suficiente. Para cães de pelo longo, um pente de cerdas largas evita nós e puxões.
Escove com calma e carinho – Imagine que está a pentear o cabelo de uma diva. Movimentos lentos, cuidadosos e cheios de amor.
Finalização de luxo – Se quiser, pode aplicar um spray hidratante para pelo, garantindo aquele brilho digno de passarela!
Os cães, tal como nós, acumulam tensão muscular, especialmente se são muito ativos. Uma boa massagem pode fazer maravilhas pelo bem-estar do seu patudo.
Use as pontas dos dedos para movimentos circulares no pescoço, ombros e costas.
Alongamentos suaves também ajudam – se o seu cão estiver confortável, pode esticar-lhe as patas devagar para libertar a tensão.
Observe a reação dele – Se ele revirar os olhos de prazer ou se encostar em si, continue. Se se afastar, respeite o espaço dele! Afinal, nem todos gostam de massagens!
Conheça um espaço onde pode levar o seu consigo para relaxar, no episódio de "Espaço com patas", aqui!
Nenhum spa está completo sem um mimo gastronómico. Prepare algo especial para celebrar este momento de relaxamento.
Iogurte natural com fruta – Uma delícia refrescante para muitos cães. Pode misturar um pouco de banana ou mirtilos para um toque extra de sabor.
Snacks crocantes caseiros – Experimente oferecer tirinhas de cenoura ou maçã, que além de saborosas, ajudam a limpar os dentes.
Prémio especial – Se quiser caprichar, pode preparar uns biscoitos caseiros com ingredientes naturais, como aveia e manteiga de amendoim sem açúcar.
Depois de tanta diversão e mimos, o seu cão provavelmente vai estar num estado de puro relaxamento. Nada melhor do que uma sesta bem merecida para fechar o dia de spa com chave de ouro.
Um cantinho confortável – Disponha as mantas e almofadas preferidas do seu cão num local tranquilo.
Um brinquedo para aconchego – Se o seu cão tem um peluche favorito, deixe-o junto dele para maior conforto.
Silêncio e paz – Evite barulhos altos para garantir que ele adormece como um verdadeiro rei (ou rainha).
Criar um dia de spa para o seu cão não só fortalece a vossa ligação, como também promove o bem-estar físico e emocional do seu patudo.
E o melhor de tudo? Não é preciso gastar fortunas num spa de luxo para cães – com um pouco de criatividade e amor, pode proporcionar ao seu companheiro um dia de puro relaxamento no conforto da sua casa.
Agora diga-nos: o seu cão já está a pedir um cartão de fidelidade para o próximo 'spa day'?