Um momento raro! Um Lince-ibérico branco foi fotografado em Espanha
Mundo Animal

Um momento raro! Um Lince-ibérico branco foi fotografado em Espanha e a imagem tornou-se viral por todo o mundo

A imagem foi captada pelo fotógrafo espanhol Ángel Hidalgo e já está a fazer sucesso internacional


Foi avistado um animal raro na província de Jaén, na Andaluzia: um lince-ibérico branco.  A fotografia única foi captada por Ángel Hidalgo, um jovem fotógrafo espanhol que instala câmaras de fotoarmadilhagem em zonas remotas da província de Jaén, Andaluzia. A 22 de outubro de 2025, uma dessas câmaras captou um lince-ibérico com pelagem branca. Um “fantasma branco da floresta mediterrânica”, como o próprio lhe chamou.

Após a circulação da foto, muitos especialistas começaram a questionar-se se o lince sofreria de algum tipo de albinismo ou leucismo (perda parcial de pigmento que não afeta a cor dos olhos). No entanto, responsáveis do programa andaluz de recuperação do lince clarificaram ao El País que esta fêmea, identificada como Satureja e nascida em 2021,não apresenta albinismo nem leucismo.

Independentemente do mecanismo exato por trás da coloração, a presença de um animal tão raro na natureza diz muito sobre o estado da espécie. O lince-ibérico, outrora à beira da extinção, foi reclassificado em 2024 de “Em Perigo” para “Vulnerável” graças a duas décadas de ações concretas de restauro de habitat, reforço das populações de coelho-bravo, criação e libertações controladas, redução de atropelamentos e envolvimento das comunidades.

Em 2002, contavam-se menos de 100 animais. Hoje falamos de milhares distribuídos por Espanha e Portugal. Quanto a esta lince, a localização exata não foi divulgada pelo fotógrafo para proteger o animal de curiosos e caçadores furtivos.