No verão, cobras exibem comportamentos como reprodução e termorregulação
Cobras mais ativas no verão, época de reprodução e termorregulação
Cobras ficam mais ativas e visíveis no verão, época de reprodução e termorregulação
Mundo Animal

Sabia que as cobras têm comportamento curiosos nos meses de maior calor? Isto é o que estes répteis fazem durante o verão

O verão é uma estação do ano especial para estes animais que tanto medo metem aos humanos. Sabe o que fazer se encontrar uma? Nós explicamos



Muito se fala sobre o comportamento dos cães, gatos e até roedores, durante os dias mais quentes do ano. Mas já parou para pensar como é que as cobras reagem? O que é que elas fazem, como se mantêm ativas e qual a sua rotina? Vamos dar uma espreitadela pelo mundo destas amigas escamosas.

Mais ativas e visíveis

As cobras são animais de sangue frio, o que significa que dependem do calor externo para regular a temperatura do corpo. Por isso mesmo, o verão é a altura ideal para elas, uma vez que o aumento da temperatura ambiente favorece a sua atividade. É por essa razão que é mais frequente apanhar "surpresas" com estas amigas nesta estação, uma vez que elas saem mais para o exterior, à procura de alimento e até de acasalar.

Época de reprodução

Como referido anteriormente, o verão coincide com o auge da época reprodutiva para muitas espécies de cobras. Nesta fase, os machos ficam particularmente ativos, e fazem de tudo para encontrar fêmeas para acasalar! Certas espécies chegam mesmo a fazer "danças de combate", onde dois machos se enroscam e tentam dominar o rival para garantir o direito de acasalar.

É o auge da época reprodutiva para muitas espécies de cobras. Nesta fase, os machos ficam particularmente ativos, e fazem de tudo para encontrar fêmeas para acasalar! Certas espécies chegam mesmo a fazer "danças de combate", onde dois machos se enroscam e tentam dominar o rival para garantir o direito de acasalar.

Termorregulação e refugio

Estas amigas gosta de calor, mas com os seus limites!

Elas também correm o risco de sobreaquecimento nos dias mais quentes. De forma a protegerem-se, elas costumam procurar abrigo debaixo de pedras, troncos ou vegetação densa durante as horas de maior calor. Por isso, sim, é natural encontrá-las entre a natureza e à sombra.

O que fazer se encontrar uma cobra?

Ver uma cobra no verão é relativamente comum, mas na maioria dos casos, não há motivo para pânico. Regra geral, as cobras preferem evitar o contacto humano e fogem ao mínimo sinal de perigo. Se encontrar uma, mantenha a distância, observe com calma e deixe-a seguir o seu caminho!