Tartaruga aquática com marcas distintas mostra diferenças entre espécies
Mundo Animal

Qual é a diferença entre as tartarugas aquáticas e terrestres? Há 5 aspetos que as diferenciam e que são importantes saber

Se ainda tem dúvidas sobre o tipo de tartaruga que quer adotar, nós ajudamos.


As tartarugas são animais fascinantes e muito populares como animais de estimação. Mas antes de adotar uma, é fundamental perceber que as tartarugas terrestres e as tartarugas aquáticas têm necessidades muito diferentes. Escolher sem essa informação pode levar a erros nos cuidados e comprometer o bem-estar do animal. Então, quais são as principais diferenças?

Habitat

As tartarugas terrestres precisam de um terrário espaçoso, adequado para escavar, zonas secas, refúgios e acesso a luz natural ou lâmpadas (UVB). Já as aquáticas precisam de um aquaterrário, dividido entre área com água filtrada para nadar e parte seca para descansar e apanhar sol (ou luz UVB). 

Alimentação

Nas tartarugas terrestres, a dieta é maioritariamente herbívora e inclui folhas verdes, legumes e algumas frutas, como alface, couve, abóbora, maçã e manga. Por outro lado, as tartarugas aquáticas têm uma alimentação mais variada, incluindo rações específicas, insetos, pequenos peixes e vegetais aquáticos. 

Comportamento

O comportamento é o oposto entre estes dois tipos. As tartarugas terrestres são mais calmas, passam muito tempo a explorar o solo e a procurar comida. As tartarugas aquáticas são mais ativas e passam a maior parte do tempo a nadar.

Cuidados de higiene

Ambos os terrários devem ser limpos regularmente, mas no caso das tartarugas terrestres não é necessária uma manutenção diária. Quanto às tartarugas aquáticas, a qualidade da água é essencial, pelo que é muito importante garantir uma filtragem constante e trocas frequentes de água para evitar doenças. 

Expectativa de vida

Tanto as tartarugas terrestres como as aquáticas podem viver durante muitas décadas, daí serem um compromisso praticamente para a vida. Algumas espécies de terrestres ultrapassam os 50 anos, enquanto algumas espécies aquáticas podem viver de 20 a 30 anos. 

Que tipo de tartaruga deve então adotar? Vai depender do espaço que tem disponível, o tempo que consegue dispensar à manutenção dos terrários e o tipo de interação que procura. Uma coisa é certa: estes amiguinhos vão acompanhá-lo durante muitos e bons anos.