Porque é que as aves ficam mais irrequietas no verão? Temos a resposta!
Não está a imaginar coisas: as aves tornam-se mesmo mais irrequietas nesta altura do ano. E há explicações simples e naturais para isso.
PUB
Se vive com um periquito, um canário ou qualquer outra ave doméstica, talvez já tenha reparado que, com a chegada do verão, ela parece mais ativa, canta mais alto e até voa mais vezes dentro da gaiola… Na realidade, este comportamento tem uma justificação relacionada com mais níveis de luz e as temperaturas mais altas.
Época de reprodução
O verão coincide com a fase de reprodução de muitas espécies de aves. Com mais horas de luz, temperaturas elevadas e maior disponibilidade de alimento, o corpo das aves entra em modo de alerta e chega a hora de acasalar e garantir descendência. Mesmo que estejam sozinhas em casa e sem parceiro, o instinto está lá e manifesta-se com vocalizações mais intensas, comportamentos territoriais ou simplesmente mais agitação.
No verão, aves como este papagaio em gaiola ficam mais irrequietas
No verão, aves como o periquito tornam-se mais irrequietas devido a explicações naturais
Aves irrequietas no verão têm explicações naturais.
Mais luz, mais energia
Os dias mais longos significam mais exposição à luz natural, o que afeta o ritmo biológico das aves. Tal como nós ficamos mais dispostos com o bom tempo, elas também. Dormem menos e, claro, querem explorar e interagir mais.
Calor e desconforto
O calor excessivo também pode influenciar o comportamento. Aves que vivem em ambientes muito quentes ou com pouca ventilação podem ficar inquietas por estarem desconfortáveis. É essencial garantir sombra, e um ambiente arejado para evitar o stress térmico.