Hoje, dia 4 de outubro, celebramos o Dia Mundial do Animal. Esta data associada a São Francisco de Assis, patrono dos animais e da natureza, começou a ganhar força como forma de dar visibilidade aos animais e hoje funciona como uma “hashtag global” que liga escolas, ONGs, municípios, clínicas veterinárias e cidadãos numa conversa única. Por isso, aqui vão cinco atividades rápidas, divertidas e amigas do bem-estar para cães e gatos, com passos claros, materiais fáceis e notas de segurança.
Jogos com recompensas
Se tem um cão espalhe 10 a 20 pedacinhos de ração ou petiscos numa divisão. Comece de forma fácil (à vista) e vá escondendo atrás de cadeiras, tapetes e caixas. Depois é deixar o nariz tratar do resto. Para gatos, use snacks pequenos e esconde-os em caixas com buracos, dentro de um túnel ou debaixo de um pano.
Prepare petiscos caseiros (e saudáveis)
Ponha o seu chapéu de cozinheiro e prepare snacks que vão deixar o seu patudo a miar ou a ladrar por mais. Há muitas receitas simples e fáceis por onde escolher, mas atenção evite os ingredientes proibidos como uvas, abacate, cebola, chocolate ou alho.
Passeio extra longo no parque
Aproveite para dar uma caminhada extra longa até ao parque favorito do patudo ou pela natureza. Entre cheiros, brincadeiras e socialização, temos a certeza que vai ser um dia em cheio para o seu pet.
Spa & check-up
Aproveite para marcar aquele check-up no veterinário para garantir que está tudo bem com o seu amigo de quatro patas. Ou então, uma tosquia com direito a banho, unhas e talvez uma massagem.
Faça a diferença na vida de outros animais
Nestas datas é importante relembrar que há muitos animais carenciados ou que precisam de carinho e atenção. Que tal inscrever-se como voluntário num abrigo ou santuário de animais, ou preparar uma caixa solidária com mantas, ração e brinquedos?
Mais do que um momento de “posts fofos”, é uma oportunidade anual para falar de bem-estar, proteger a biodiversidade e repensar a nossa relação com todos os seres vivos, dos companheiros de sofá aos habitantes discretos de rios, florestas e oceanos.