Estes burros ganharam o Record do Guiness! Descubra porquê | Créditos: Amber Gash/BBC
Mundo Animal

Dois burros, dois recordes do Guiness. Conheça o Derrick e o Bambou

Derrick e Bambou vivem num santuário em Inglaterra e foram premiados pelas suas características únicas.


Dois burros residentes no Radcliffe Donkey Sanctuary, em Huttoft (Lincolnshire, Inglaterra), vão figurar no Guinness World Records 2026. E com toda a razão. O Dynamic Derrick (ou Derrick para os amigos) ganhou o título de burro mais alto do mundo, com uns impressionantes 1,67m. Já o Bambou levou o troféu de orelhas mais compridas num burro vivo, com 35 cm de pura fofura felpuda.

A proprietária, Tracy Garton, revelou à BBC que muita gente olha para o Derrick e jura que é uma mula, de tão grande que é. Mas por dentro ele é gigante gentil que adora pessoas e não faz ideia do seu próprio tamanho. Já o Bambou chama a atenção logo de longe, pois além das orelhas gigantes e peludas, tem um ar adorável e cativa visitantes (e claro que o pelo comprido ajuda ao charme).

À BBC, o voluntário Bill Tembey, com nove anos de casa, resume a dupla com humor. "Seria incrível ter dois recordistas… e se existisse a categoria de 'zurro' mais alto, o santuário ainda tinha mais candidatos!". Ao Bambou, descreve-o como um doce e um bocadinho trapalhão. Sobre o Derrick, comenta que o animal "faz o que quer e anda pela vida com a confiança de quem mede quase 1,70 m e às vezes 'passa por cima' das pessoas sem querer, mas não tem maldade nenhuma". 

No final do dia, Derrick, com a sua altura impossível, e Bambou, com orelhas de fazer inveja, mostram como estes animais são tão fascinantes e dignos de proteção.