Dia Mundial do Primata: 7 factos curiosos sobre diferentes espécies
Conheça factos engraçados e surpreendentes sobre os 'primos afastados' dos humanos.
PUB
Dia 1 de Setembro, celebramos o Dia Mundial do Primata, com o objetivo sensibilizar para a proteção destes animais incríveis. Mas também é uma ótima oportunidade para descobrir curiosidades que mostram o quão fascinantes (e engraçados) eles podem ser. Fique com 7 factos curiosos sobre diferentes espécies de primatas.
Os macacos também têm sotaques
Tal como os humanos, algumas espécies de primatas adaptam a forma como comunicam conforme a região onde vivem, criando 'dialetos' entre grupos vizinhos.
Família de macacos-prego numa árvore
O orangotango faz guarda-chuvas improvisados
Na floresta tropical, os orangotangos podem ser vistos a usar folhas enormes como chapéus de chuva, o que mostra que improvisação e o instinto para a moda não são exclusivos do ser humano.
Dois espécimes de orangotango de Bornéu, Pongo Pygmaeus
Alguns macacos usam 'óculos de sol naturais'
E por falar em moda, os macacos-narigudos e os colobos, por exemplo, têm pálpebras muito finas e conseguem semicerrar os olhos para evitar o brilho forte. É como se estivessem a usar óculos de sol cheios de estilo.
Macaco-Narigudo a comer uma folha
Os chimpanzés gostam de se rir
Estudos mostram que os chimpanzés emitem sons parecidos com gargalhadas quando brincam uns com os outros, mostrando que há um bom sentido de humor na selva.
Chimpanzés em habitat natural
Nem todos gostam de bananas!
Ao contrário do estereótipo que vê desde criança nos desenhos animados, a maior parte dos primatas raramente come bananas. A dieta é geralmente muito mais variada e inclui folhas, sementes, insetos e até pequenos animais.
Macaco a comer banana
O babuíno tem um GPS natural
Se o Waze tivesse uma forma física, com certeza seria um babuíno! Estes animais conseguem memorizar centenas de caminhos e pontos de água na savana, permitindo-lhes guiar o grupo facilmente.
Babuíno no Parque Nacional do Quénia
Os lémures fazem 'yoga'?
Parece que o filme 'Madagáscar' não estava a exagerar quando mostrou que os lémures eram grandes artistas! Algumas espécies estendem os braços de lado e ficam sentados ao sol, quase como se estivessem a fazer yoga. E outros são muitas vezes captados em poses semelhantes às de praticantes de artes marciais.
Lémur sentado na relva a apanhar sol
O Dia Mundial do Primata é uma boa oportunidade para recordar que, para além de serem engraçados e fascinantes, os primatas estão entre os nossos parentes mais próximos no reino animal. Por isso é que é tão importante conservar os seus habitats para que continuem a partilhar o planeta connosco.